“Torne sua comida chata e sua vida interessante.” Essa é uma lição que Andrew Flinders Taylor aponta em um vídeo no Youtube que ele postou em dezembro de 2016, onde ele detalhou todas as coisas que aprendeu depois de comer batatas em todas as refeições, todos os dias, por quase um ano.
Uma dieta totalmente baseada em batatas parece loucura, mas para Taylor, que pesava 151 quilos quando seu experimento começou, levou a resultados notáveis.
O australiano perdeu 53 quilos após um ano do que ele chama de “ Spud Fit Challenge ”.
Hoje, Taylor não come mais apenas batatas, mas sua dieta apenas com batatas o ajudou a se tornar um homem mais saudável, diz ele.
“Meu Spud Fit Challenge foi planejado apenas como uma intervenção de curto prazo para tratar meu próprio vício em comida”, disse Taylor em uma entrevista em novembro de 2019.
“Meu comportamento com comida espelhava o de um alcoólatra com a bebida, então decidi chegar o mais perto possível tratá-lo com o mesmo modelo de abstinência: eu parei de comer qualquer coisa, exceto as batatas.”
Quando aquele ano acabou, Taylor diz que mudou para uma dieta mais completa. “Ainda incluo muitas batatas, mas também muitos outros alimentos vegetais não processados, como frutas, vegetais, grãos inteiros e leguminosas”, diz Taylor.
E os benefícios físicos do Desafio de Spud Fit da Taylor permanecem, diz ele. “Tenho mantido a perda de peso e ainda estou livre da rotina diária de lutar contra o vício em comida. Fiz um check-up algumas semanas atrás e meu médico estava muito feliz com o meu estado de saúde.”
Taylor diz que estava clinicamente deprimido e ansioso antes de iniciar sua dieta baseada em batatas, “o que não é mais um problema para mim”, diz ele.
“Minha saúde mental está muito melhor hoje em dia.”
Embora suas fotos de antes e depois sejam impressionantes, você pode ter algumas perguntas: A dieta da batata é segura ou prática? De onde Taylor obteve sua proteína? E os resultados que ele obteve são realmente sustentáveis ou realistas para outras pessoas?
Investigamos as nuances da dieta de Taylor, com base nos detalhes que ele forneceu em sua página de perguntas frequentes, e pedimos a opinião de um especialista em obesidade. Aqui está o que aprendemos.
A dieta da batata é eficaz?
Durante seu desafio, Taylor comeu todos os tipos de batata, incluindo batata-doce.
Para dar sabor às suas refeições, ele usava uma pitada de ervas secas ou pimenta doce sem gordura ou molho barbecue. Se ele fizesse purê de batata, só acrescentava leite de soja sem óleo.
Ele bebia principalmente água, com uma cerveja ocasionalmente jogada (prova de que nenhum homem pode resistir a uma grande cerveja).
Como sua dieta carecia totalmente de carne, ele suplementou com vitamina B12.
Ele também não restringiu a quantidade que consumiu. Em vez disso, Taylor comeu quantas batatas precisava para saciar sua fome.
Durante o primeiro mês, ele não treinou e ainda perdeu 22 quilos, mas depois acrescentou 90 minutos de exercícios à sua rotina todos os dias.
Para ser justo, as batatas trazem muitas vantagens nutricionais quando preparadas de maneira adequada.
Eles são uma ótima fonte de fibras e carboidratos saudáveis , que podem ajudar a mantê-lo satisfeito, especialmente se você fervê-los, diz o especialista em obesidade Spencer Nadolsky, DO, autor de The Fat Loss Prescription.
Batatas também são ricos em potássio e vitamina C. E certos tipos, como batata doce, também são carregados com vitamina A.
Mas há algo de especial nas batatas que podem fazer os quilos derreter? Não exatamente.
O experimento de Taylor não prova que um balde de batatas é a chave para a perda de peso. Qualquer dieta que o coloque em um déficit calórico o ajudará a perder peso, diz o Dr. Nadolsky.
Então, sim, você poderia comer apenas Twinkies, ou pizza ( como esse cara ), ou qualquer outra coisa, e você poderia perder quilos se estiver queimando mais calorias do que está ingerindo. Isso não significa necessariamente que seja saudável.
A dieta da batata é segura?
Para ter certeza de que estava fazendo tudo com segurança, Taylor consultou regularmente um médico e uma nutricionista registrada durante o desafio.
Ao longo de sua jornada, ele percebeu algumas melhorias em sua saúde junto com sua perda de peso.
“Eu tinha colesterol alto, mas agora está baixo, minha pressão arterial caiu e meu nível de açúcar caiu” , disse ele ao The Independent .
Mas isso não é exatamente surpreendente, já que perder peso geralmente melhora muitos marcadores de saúde que colocam você em risco de doenças cardíacas.
Também é muito possível que os nutrientes nas batatas ajudem a desempenhar um papel nisso, diz o Dr. Nadolsky.
Seguir a dieta da batata pode não prejudicá-lo a curto prazo, mas quando você olha para o quadro geral, comer nada além de batatas significa que você está consumindo quantidades muito pequenas de gordura e proteína, explica ele, o que pode ser prejudicial a longo prazo período de tempo e pode até colocá-lo em risco de deficiência.
Isso pode enfraquecer seus níveis de energia, enfraquecer o sistema imunológico, fazer você sentir fome e atrapalhar sua concentração.
Além disso, uma vez que as batatas simplesmente não são uma grande fonte de proteína – chegando a apenas 4 gramas por batata de tamanho médio, de acordo com o USDA – não comer o suficiente do nutriente pode fazer seus músculos se deteriorarem, diz o Dr. Nadolsky.
Isso significa que você perderá muito de sua definição, mesmo que perca peso, diz ele.
Além disso, os músculos são importantes para sua saúde metabólica e ajudam você a funcionar corretamente conforme você envelhece – coisas como subir escadas e até carregar suas compras ficam muito mais difíceis quando seus músculos ficam mais fracos.
Você deve tentar a dieta da batata para perder peso?
“Eu pessoalmente não o recomendaria”, diz o Dr. Nadolsky. “É muito restritivo. Uma dieta vegana é muito restritiva e uma dieta cetogênica é muito restritiva, mas uma dieta de batata é uma das dietas mais restritivas que você poderia fazer.”
Agora, para Taylor, funcionou.
E para ser justo, ele diz que se sente muito bem. “Eu me sinto incrível e incrível! Estou dormindo melhor, não tenho mais dores nas articulações de antigas lesões no futebol, estou cheio de energia, tenho melhor clareza mental e foco”, escreve em seu site.
Mas isso não significa que você não sentirá nenhum efeito colateral negativo – como fadiga ou fome constantes – especialmente porque a dieta em si seria muito difícil de seguir para a maioria das pessoas, diz o Dr. Nadolsky.
“Uma dieta de batata é uma das dietas mais restritivas que você poderia fazer.”
Você poderia experimentar a dieta da batata para perder peso? Sim, mas você realmente não precisa ir a esses extremos, diz ele.
Ou, se quiser potencializar a sua perda de peso, pode emagrecer com detox caps.
Tente otimizar uma dieta repleta de vários alimentos integrais e ricos em nutrientes, ele recomenda. Se você está tentando perder peso, pelo menos 30% de sua dieta deve vir de proteína magra, como frango ou peixe, diz ele.
Se você quiser jogar batatas lá como carboidratos, fique à vontade, mas coma uma grande variedade de vegetais que você adora.
Gorduras saudáveis como o abacate também podem saciar e até fazer bem ao coração, de acordo com a American Heart Association.
Resultado? Batatas podem complementar uma dieta saudável, o que pode ajudá-lo a perder peso – mas comer nada além de batatas é desnecessariamente restritivo, diz o Dr. Nadolsky.
Para algumas pessoas, isso pode se tornar um problema, especialmente se você desistir e se sentir tentado a se empanturrar de opções não tão saudáveis.
“Torne sua comida entediante e sua vida interessante” parece fácil, mas para muitas pessoas “chega um ponto em que todos gostamos de comer, é uma parte muito social de nossas vidas”, diz o Dr. Nadolsky.
Taylor até observa que coisas diferentes funcionam para pessoas diferentes, então “faça sua própria pesquisa e tome decisões fundamentadas”, diz ele em seu site.
“Não faça as coisas apenas porque viu um cara estranho na internet fazendo isso!”
E então, ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje?
Conte a nós, comente abaixo!
Até a próxima!