O seguro do seu carro é caro?

Veja as cidades que cobram mais pelo Seguro

Você sabia que o valor do seguro que você paga pelo seu automóvel pode variar por diversos fatores, dentre eles a cidade que você mora? Isso mesmo, algumas capitais cobram bem mais caro que outras pelo seguro do carro.

A cidade ou bairro influencia no valor

Talvez você nem imaginava, mas é um fato que a sua cidade ou até mesmo o bairro que você mora influencia no valor do seguro.

Segundo uma pesquisa feita pela Fenabreve, que é a Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a variação pode ser de quase R$ 2000,00 de uma cidade para outra, mesmo considerando um perfil igual de condutor.

A pesquisa foi desenvolvida no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Brasília, em Belém e em Curitiba.

Outras pesquisas também foram desenvolvidas pela conta e custo de algumas seguradoras, e nesse caso envolveram as capitais desses mesmos estados e de outros, como Manaus e Belo Horizonte.

Diante dessa informação assustadora você certamente está se perguntando e tentando descobrir o que realmente influencia essa variação tão grande no preço do seguro do veículo. A resposta para isso é básica.

Além da renda per capita da cidade, bem como de quantas seguradoras existem, um fator primordial é a quantidade de furtos.

O ranking das cidades

Dentre as 5 capitais listadas na pesquisa, Brasília foi considerada a que possui o menor valor para o seguro do carro, enquanto que Porto Alegre disparou na frente com os valores maiores.

Na segunda pesquisa, a cidade de Manaus ficou com o status de possuir o seguro mais barato no Brasil, enquanto que o Rio de Janeiro ficou na posição do mais caro.

Belo Horizonte chegou a constar em segundo lugar dentre as capitais brasileiras com menor seguro de carro.

O preço do seguro do carro dispara no Rio de Janeiro

A pesquisa feita em 2018, que contemplou mais de 50 bairros da capital, concluiu que alguns destes elevaram demais a média dos preços, já em outros, permaneceu em estabilização.

Na direção contrária o mercado imobiliário segue em uma retomada surpreendente aonde imóveis residenciais na Zona Sul estão obtendo uma valorização impressionante e com isso os investimento na região regulam o preço do seguro de carros para baixo.

A região da favela da Rocinha, que está na estrada Lagoa Barra, foi a que experimentou os maiores valores cobrados no seguro. Para você ter uma ideia, as percentagens de aumento foram as seguintes:

– Freguesia com aumento de 16%;

– Taquara com aumento de 23%;

– Pechincha com aumento de 30% no seguro do carro.

Mas, o aumento não foi registrado apenas nesses locais. Outros bairros como Tijuca e Copacabana tiveram registros que chegaram a 15% de aumento. Enquanto isso, na Penha, os aumentos chegaram a quase 30%.

Especialistas confirmam que a onda de violência que atualmente assola a cidade do Rio de Janeiro vem justificando a alta nos preços dos seguros de automóveis. Se esta situação for passageira, tudo bem, mas se ainda demorar, pode ser que fique difícil manter um carro na cidade.

Diante desses resultados de várias pesquisas, será que vale a pena mudar para a cidade de Brasília ou de Manaus simplesmente para se livrar do alto preço cobrado no seguro de automóveis?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *