No mundo em que vivemos, os cães são uma parte importante das nossas famílias e os levamos para todo o lado. Mas estamos fazendo certo? Damos-lhe algumas dicas para tornar a viagem com cães muito mais agradável e segura.
Acostumando-os com o carro aos poucos
Temos que familiarizá-lo com o carro e fazê-lo sentir-se bem. Os educadores do Centro Canino Montegatto podem ajudá-lo a fazer isso bem para o cão e para sua família. Cheirar o carro, as mantas, ajudar nos doces e mimos tornam a associação com o veículo e a viagem uma experiência agradável.
Escolha um espaço dentro do veículo
Ou o que é igual, estabeleça uma rotina. Para viajar com cães é aconselhável transportar sempre o animal no mesmo assento, com a almofada da família e que nos vejamos de vez em quando para sabermos que a viagem está a ser do agrado do nosso companheiro peludo.
Restrição do nosso cachorro
Os regulamentos de trânsito consideram os animais de estimação como mercadoria, portanto, ao viajar com cães, devemos nos certificar de que em nenhum momento eles podem interferir na direção, causando distrações ao motorista. Existem várias opções para levar cães no carro, dependendo do tamanho do animal:
Operadora
Estes compartimentos são muito úteis se levar um cão de raça pequena ou média e também se viajar com gatos. Devem ser homologados pela CE e devemos segurá-los corretamente para que o cão ou gato fique seguro no veículo. Se possível, devem ser colocados no solo, atrás dos bancos dianteiros, pois aí o risco de deslocamento é mínimo.
Outra opção é colocá-los em um dos bancos traseiros, segurando o carrinho com o cinto de segurança do banco correspondente e do lado oposto ao do motorista.
Jaula
Eles são especialmente recomendados para cães grandes. As gaiolas devem estar muito sujeitas e adaptá-las ao modelo de carro que temos.
- Cinto e cinto: são utilizados cintos de segurança que têm uma força maior do que os de caminhar e cintos especiais que são fixados ao cinto do carro nos bancos traseiros. Ideal para cães de pequeno ou médio porte que por algum motivo não podem entrar em transportadoras
- Redes ou grades: separação física entre a bagageira e a área do passageiro Deve ser suficientemente rígida para evitar que o cão salte para dentro do habitáculo.
Durante a viagem
É importante garantir que o animal esteja o mais confortável possível durante a viagem. Para isso, você pode levar um brinquedo que goste ou um objeto pessoal que faça você se sentir bem e confortável no carro. Também teremos que programar pausas para o animal comer, beber, se aliviar e esticar as pernas nas áreas de descanso.
Em qualquer caso, NUNCA deixe o cachorro trancado no carro.
A insolação são os cães mais comuns em acidentes de carro. Discutiremos esse assunto em outro post, mas é importante que você saiba que em menos de 2 minutos a temperatura dentro do carro pode chegar a 35º ao sol e causar a morte do animal.
Multas por não levar os cães corretamente no carro
O Regulamento Geral de Trânsito no seu artigo 18.1 diz-nos: «O condutor de um veículo é obrigado a manter a sua própria liberdade de movimento, o campo de visão necessário e a atenção permanente à condução, que garantam a sua própria segurança, a do resto do ocupantes do veículo e dos demais usuários da via. Para estes fins, deve ter especial cuidado em manter a posição adequada e que o resto dos passageiros a mantenham, e na colocação adequada dos objectos ou animais transportados de forma a que não haja interferência entre o condutor e qualquer um deles. ”
Por isso, se as autoridades detectarem que cometemos uma irregularidade no transporte de nossos companheiros peludos, podem nos punir por descumprimento do referido regulamento.
Um bom treinador de cachorro pode lhe ajudar na tarefa de deixar seu cachorro mais calmo em horas como essas de viagens longas dentro do carro.