A agricultura biodinâmica foi introduzida pela primeira vez na Alemanha em 1924 pelo Dr. Rudolf Steiner para combater a rápida degeneração do solo, a deterioração da qualidade dos alimentos e a viabilidade e vitalidade das sementes que ocorreram devido à agricultura química.
O que é Agricultura Química?
A agricultura química é uma consequência das guerras mundiais, quando os resíduos de produtos químicos usados na guerra e na fabricação de armas eram usados contra pragas de plantas e ervas daninhas. A introdução de sementes híbridas e sementes geneticamente modificadas representam uma grande ameaça ao equilíbrio ecológico da Terra. Com muitos desastres globais acontecendo devido aos danos causados ao nosso planeta, as pessoas estão se conscientizando sobre as práticas sustentáveis.
A biodinâmica se preocupa em como a vida na Terra é influenciada pelas forças superiores e as energias mais sutis. Hoje, muitas pessoas ao redor do mundo validaram esse conceito, tentaram documentar o efeito do cosmos na Terra e publicaram um calendário de plantio para fazendeiros e jardineiros. Este método é puramente baseado na observação e relacionamento com a natureza.
A agricultura biodinâmica está lentamente ganhando popularidade em todo o mundo nas últimas décadas. Steiner apresentou aos agricultores uma maneira totalmente diferente de olhar para a agricultura e a terra em geral e as inter-relações e interações entre todos os seres vivos. Ele explicou que a agricultura química é um mero estudo de coisas mortas em laboratórios, ao invés da observação da natureza e das interações nela.
Ele também acreditava que os planetas e estrelas em movimento têm um impacto na vida das plantas, animais e seres humanos e que essa mesma conexão nos ajuda a entender como trabalhar melhor com a natureza de forma científica. Todo o conceito por trás disso é que essas forças trazem equilíbrio ao solo e às plantas que crescem no solo e a todos os seres vivos que consomem essas plantas.
Quer ficar por dentro sobre assuntos de banhos de ervas e agricultura? acompanhe nosso site.
Princípios da agricultura biodinâmica
A agricultura biodinâmica considera os seguintes aspectos para trazer um equilíbrio entre todos os elementos que sustentam a vida:
- A vida depende muito da interação de substâncias e energias. Por exemplo, comemos alimentos que nos fornecem energia.
- As plantas que são cultivadas em um solo bem equilibrado podem nos fornecer substância e também energia
- O uso competente de matéria orgânica enriquece o solo
- O húmus, que é a matéria orgânica crua totalmente digerida, mantém a fertilidade do solo de forma estável
- Usar esterco de vaca para fazer composto devido à presença de bactérias mais benéficas atribuídas ao longo processo de digestão da vaca
- Estudar e aplicar o efeito das forças cósmicas no crescimento das plantas
- Preparações simples e naturais que podem ser pulverizadas diretamente nas plantas e no solo para aumentar os efeitos do movimento dos planetas e estrelas
- Rotação de cultura para manter o teor de nitrogênio do solo
- O crescimento de ervas daninhas é um sinal de deficiências do solo. Assim, eles nos ajudam a corrigir o problema
- Cinzas queimadas de insetos, ervas daninhas ou peles de animais mortos podem ser usadas para fazer preparações homeopáticas que atuam como alternativas sustentáveis aos sprays químicos
Vantagens da agricultura biodinâmica
- Produção de frutas e vegetais de qualidade superior
- Alto teor de proteínas e vitaminas na produção
- Rendimentos superiores aos produzidos pela agricultura orgânica
- Maneiras naturais de controlar pragas de insetos e ervas daninhas