Acidente com carro alugado? Veja o que fazer

Não é preciso falar sobre os cuidados que um motorista deve ter ao dirigir, pois os índices de acidentes de trânsito ainda são altos no país, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. E esses cuidados se tornam mais fundamentais para evitar acidente com carro, se o veículo for alugado.

Além disso, existem muitas dúvidas entre os consumidores que costumam alugar veículos sobre acidente com carro alugado. A maioria dos locatários, em geral, não sabe como proceder caso isso venha a acontecer.

Abaixo, você confere algumas das ações a serem tomadas em relação a acidentes com carro alugado

O que fazer em caso de acidente com carro alugado?

Confira, a seguir, alguma das medidas a serem tomadas no caso de acidente com carro alugado.

  • Por mais que seja difícil, tente manter a calma frente a um acidente com carro alugado.
  • Certifique-se se o acidente resultou em danos a pessoas – seja você, pessoas de outros veículos de carros envolvidos e pedestres.

Isso porque, se houverem vítimas afetadas pelo acidente, o veículo alugado certamente tem o seguro obrigatório DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

O seguro DPVAT garante indenização às vítimas de acidentes de trânsito. Oferece coberturas às pessoas que sofram danos físicos, invalidez permanente ou mesmo morte.

  • Entre em contato com a empresa locatária informando sobre o acidente com carro alugado. Provavelmente esses veículos têm seguro, cujo valor está embutido do no preço da locação do automóvel.
  • Permaneça no local e não deixe de prestar assistência a possíveis vítimas. Entre em contato com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), caso existam vítimas machucadas.
  • Aguarde a chegada de um representante da empresa locadora do veículo.
  • Caso você seja o responsável pelo acidente com carro alugado, a empresa locatária pode lhe cobrar uma taxa, mesmo que o veículo tenha seguro.

Atente-se as regras sobre acidentes que vêm descritas no contrato de locação.

  • Provavelmente você e um representante da empresa locatária terão de chamar a Polícia Militar ou comparecerem a uma delegacia, para informar sobre o acidente com o carro alugado.
  • Mesmo o automóvel não sendo seu, há necessidade de fazer um Registro de Ocorrência.

É através dele que a empresa locatária irá conferir os danos e a gravidade do acidente com carro alugado.

Vale ressaltar que você, caso seja o responsável pelo acidente, tem até 24 horas para fazer esse registro.

  • Uma equipe da empresa locadora, depois de resolvido os problemas do acidente com carro alugado, fará uma verificação em relação aos danos sofridos pelo veículo.
  • Ao deixar o local e devolver o carro a locadora, aguarde a posição da empresa. Você pode ou não ter ônus com o ocorrido.

Não deixe de consultar o contrato de locação. Nele haverá informações se você terá algo a pagar devido ao acidente. Caso não constem informações no contrato sobre isso, você não deve fazer nenhum ressarcimento em relação ao carro.

Caso de ônus com o acidente com carro alugado

Geralmente, as locadoras cobram uma taxa, caso o acidente tenha sido provocado pelo locatário. Há casos que realmente não há como a pessoa que alugou o veículo se livrar do pagamento de taxas. Entre estão situações estão os casos:

  • O locatário usou o carro alugado sobre efeito de bebidas alcoólicas.
  • O locatário foi o responsável pelo acidente com carro alugado.
  • O acidente foi provocado pelo locatário e envolveu outros veículos e pedestres.
  • O locatário causou danos a espaços públicos em razão do acidente.
  • O locatário usou de imprudência ao guiar o carro alugado, como excesso de velocidade.

Já em casos onde o locatário não foi o responsável pelo acidente com carro, provavelmente, ficará livre do pagamento de taxas ou multas. A empresa locadora resolve o problema diretamente com o proprietário do outro carro, caso ele tenha sido o causador do acidente.

Medidas em caso de acidentes com carro alugado

Caso o locatário tenha sido responsável pelo acidente com carro alugado, as locadoras costumam repassar os pontos da infração para a carta de motorista de quem alugou o veículo.

Multas em relação imprudência no trânsito e em situações onde o locatário estava sobre efeitos de álcool também podem ser repassadas para quem alugou o veículo.

Atenção redobrada, então, ao guiar carros alugados. O locatário pode sofrer muitos prejuízos ao causar acidentes com carro alugado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *